4 de dezembro – Fonte de Contentamento

contentamento.jpg

Sejam vossos costumes sem avareza, contentando-vos com o que tendes; porque ele disse: Não te deixarei, nem te desampararei.” Hebreus 13:5

 

As palavras que encabeçam esse papel são falas breves, e frequentemente custam pouco ao orador. Nada é mais barato que um bom conselho. Todos acham que podem dar os melhores conselhos aos seus vizinhos, e dizer-lhes exatamente o que precisam fazer. No entanto, colocar em prática a lição que encabeça esse papel é muito difícil. Falar de contentamento em dias de saúde e de prosperidade é suficientemente fácil; para esses, contentamento em meio à pobreza, doença, tribulações, desapontamentos e perdas, é um estado mental que muito poucos podem alcançar.

Vamos retornar à Bíblia e ver como ela trata essa grande tarefa do contentamento. Vamos notar como o grande apóstolo dos gentios fala quando persuade os cristãos hebreus à estarem contentes. Eles aceitam suas ordenanças por um bom motivo. Ele não diz isso sem um fundamento, “esteja contente”, mas ele adiciona palavras que soariam aos ouvidos de todos os que lerem essa carta, e animam seus corações para uma luta: “contentando-vos” ele diz “com tudo que você tem, porque Ele disse – Eu nunca os deixarei, jamais os abandonarei”.

… Contentai-vos com o que tens. Essas palavras são muito simples. Uma criancinha poderia facilmente entendê-las. Elas não contem nenhuma falsa doutrina; não envolve nenhuma questão profunda de metafísica; e ainda, simples como elas são, a tarefa que essas palavras nos incentiva é uma das mais práticas e de maior importância de todas as classes. Contentamento é uma das graças mais raras. Como toda coisa preciosa, ela é a mais incomum.

(…) Ouça agora com que poder a direção de Paulo pode vir a toda nossa consciência: “contentando-vos”, ele diz, “com o que tendes”, não com coisas que você uma vez teve, não com coisas que você espera ter. Mas com coisas que você possui agora. Com tais coisas, independente do que sejam, devemos estar satisfeitos, tanto com uma casa, como com uma posição, tanto com saúde, tanto com renda, com trabalho; com tais circunstâncias que nós temos, devemos estar satisfeitos.

(…) Você e eu temos problemas e tristezas diante de nós. Não é preciso nenhum olho profético para ver isso. Enfermidades, mortes, partidas, separações, desapontamentos, é claro que chegam. O que nos sustenta nos dias de escuridão que são muitos? Nada mais capaz para isso do que os textos extraídos da Bíblia. Você e eu, com toda probabilidade, podemos ficar de cama por meses. Dias pesados e noites cansativas, um corpo dolorido, uma mente debilitada, pode tornar a vida um fardo. E o que nos ampara? Nada existe, é provável, para nos confortar tanto quanto os textos da Bíblia.

Você e eu temos a morte a olhar em frente. Haverá amigos para serem deixados, lares para ser dados, o túmulo para ser visitado, um mundo desconhecido para entrar e após tudo isso, o julgamento final. E o que nos sustentará e nos confortará quando nossos últimos momentos se aproximarem? Nada, eu creio firmemente, é tão capaz para ajudar nossos corações nessa hora solene como os textos da Bíblia.

A Bíblia aplicada ao coração pelo Espírito Santo é a única revista de consolação. Sem ela não tenho do que depender, “Nossos pés escorregarão no dia do destino” (Deuteronômio 32.35). Com ela somos como aqueles que estão firmados na rocha. Este homem está pronto para tudo, pois tem se agarrado firmemente nas promessas de Deus.

J.C.Ryle – Contentamento

Sobre bencaosdiarias

Meu nome é Rita de Cássia da Silva Stracci A criação do blog Bênçãos Diárias, assim como do aplicativo Bênção Diária (disponível para todos os sistemas operacionais (http://app.vc/bencaos_diarias), tem por objetivo o compartilhar devocionais pessoais que faço todos os dias. Em uma linguagem simples para que todos possam entender, busco dividir o aprendizado que tenho meditando na Palavra de Deus.
Esse post foi publicado em Devocional. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s