3 de novembro – O conformismo é um problema

conformismo-social

Não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso espírito, para que possais discernir qual é a vontade de Deus, o que é bom, o que lhe agrada e o que é perfeito. Romanos 12:2

Não faz muito tempo fiz um trabalho de análise de desenhos infantis e programas de televisão e a influência que exercem sobre as pessoas.  Descobri coisas impressionantes como, por exemplo, pesquisas feitas em que pessoas foram expostas durante um bom período de tempo  a cenas de violência e crueldade onde a vingança era sempre o alvo principal. Foi constatado, depois, do período de exposição, que as pessoas haviam mudado sua forma de pensar e a maioria já encontrava justificativa para a vingança, assim como a aprovava.

O apóstolo Paulo nos exortou a não nos conformar com esse mundo, com esse cosmos, esse sistema em que vivemos e que não é o ideal de Deus. Conformar significa identificar-se, passar a aceitar. Então ele diz: não aceitem a forma de pensar deste sistema em que vocês vivem. Vocês é que devem ser agentes de transformação do mundo e não por ele ser influenciado.

O grande perigo é que sutilmente, meios de comunicação de massa vão incutindo conceitos antes não aceitos. Distorcem valores, ditam regras de convivência, estabelecem modelos de sucesso e felicidade, de modo, que, aos poucos, todos vão mudando sua forma de pensar. Valores por meio dos séculos foram mudando, conceitos do que era certo, errado, bom ou mau sofreram alterações através dos tempos. E os cristãos, também devem aderir às mudanças ditadas pelo sistema? Bom, não precisamos, porque temos um manual de regra de fé e prática, de ética e valores muito bem definidos para nós.

Assim, o apóstolo Paulo nos pede para termos bastante cuidado, a não nos ajustarmos a esse mundo no que diz respeito a valores que nos são impostos, mas pelo contrário. Nós que devemos ser a luz e o sal, os agentes modificadores e abençoadores em um sistema falido que cada dia mais conduz pessoas à infelicidade. Se a nossa mente for a mente de Cristo, renovada pelo Espírito Santo de Deus, saberemos exatamente qual o nosso norte, ou seja, a vontade de Deus, seu ideal de vida, ética, saúde física, emocional e espiritual. Saberemos o que lhe agrada, aquilo que é bom, justo, reto, amável. O mundo será bem melhor. Precisamos influenciar e não sermos influenciados.

Sobre bencaosdiarias

Meu nome é Rita de Cássia da Silva Stracci A criação do blog Bênçãos Diárias, assim como do aplicativo Bênção Diária (disponível para todos os sistemas operacionais (http://app.vc/bencaos_diarias), tem por objetivo o compartilhar devocionais pessoais que faço todos os dias. Em uma linguagem simples para que todos possam entender, busco dividir o aprendizado que tenho meditando na Palavra de Deus.
Esse post foi publicado em Devocional e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s