17 de junho – Quem é cego?

cegueira

E, saindo ele de Jericó com seus discípulos e uma grande multidão, Bartimeu, o cego, filho de Timeu, estava assentado junto do caminho, mendigando. E, ouvindo que era Jesus de Nazaré, começou a clamar, e a dizer: Jesus, filho de Davi, tem misericórdia de mimMarcos 10:46,47

A Bíblia nos apresenta a história de um cego chamado Bartimeu e todos falam sobre sua cura. Jesus passava por perto e Bartimeu, que era cego, mas não era surdo, ao ouvir falar que Jesus estava passando por aquele caminho se levantou rapidamente e começou a gritar freneticamente – “Jesus, filho de Davi, tem misericórdia de mim – Jesus, filho de Davi tem misericórdia, oh Senhor”. No entanto, eu gostaria de ver o outro lado da história; o lado de um homem solitário que não sofria apenas de falta de visão, que não era somente impedido de ver a luz do sol, de alguém que decorara o caminho e o lugar exato em que se assentava todos os dias para esmolar.

Gostaria de ver o lado de um personagem sem muita história, mas que viria a ser um personagem com nome incluso nas páginas do Livro Sagrado, um homem que deveria sofrer mais pelo desprezo das pessoas do que da própria falta de visão. Talvez um cego se acostume ou se adapte a sua vida deficiente, mas quem se acostuma a viver sempre a margem de um caminho? Quem se acostuma pelo desprezo das pessoas? Quantas vezes Bartimeu talvez desejou, mais que uma esmola, mas um pouco de atenção, um bate papo, alguém que não apenas lhe lançasse uma moeda, mas lhe oferecesse um momento de atenção; alguém que o convidasse a prosseguir no caminho e não apenas viver à margem. Mas não é assim que enxergamos quem está à margem? Alguém sem direito de seguir no mesmo caminho que você? Talvez esse fosse a maior dor de Bartimeu, ao menos é o que me veio à mente ao lembrar desse personagem bíblico, mas uma coisa é certa, quando chegou Jesus, chegou aquele que não somente muda a estrutura de um ser humano, chegou quem oferece um futuro, uma nova oportunidade, um recomeço, um caminho, um longo caminho pra se seguir.

Carlos Stracci

Baixe o aplicativo Benção Diária em seu smartfone/tablet ou Iphone/Ipad: http://app.vc/bencaos_diarias

Sobre bencaosdiarias

Meu nome é Rita de Cássia da Silva Stracci A criação do blog Bênçãos Diárias, assim como do aplicativo Bênção Diária (disponível para todos os sistemas operacionais (http://app.vc/bencaos_diarias), tem por objetivo o compartilhar devocionais pessoais que faço todos os dias. Em uma linguagem simples para que todos possam entender, busco dividir o aprendizado que tenho meditando na Palavra de Deus.
Esse post foi publicado em Devocional e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s