13 de março -Sete Coisas

hqdefault

Há seis coisas que o Senhor odeia, sete coisas que ele detesta: olhos altivos, língua mentirosa, mãos que derramam sangue inocente, coração que traça planos perversos, pés que se apressam para fazer o mal, a testemunha falsa que espalha mentiras e aquele que provoca discórdia entre irmãosProvérbios 6.16-19 NVI.

 

Odiar é uma palavra bem forte e tem um significado de abominar, detestar, desprezar, sentir aversão. O mais difícil aqui nesse texto é admitir que Deus também nutre esse sentimento e há coisas que Deus claramente odeia, mas o que desperta a abominação, o desprezo, a aversão de Deus?

Olhos altivos, coração orgulhoso e arrogante. Pessoas cheias de si, cujas vontades estão acima da vontade de Deus, que batem no peito e dizem: vou fazer o que quiser, do meu jeito e quando quiser.  É como se olhasse para os outros sempre de cima para baixo, colocando-se numa posição superior. Se Deus ama a humildade, certamente ele odeia o orgulho. Quem é orgulhoso, altivo, jamais quer se submeter a ninguém, nem mesmo a Deus.

Deus odeia os lábios mentirosos, aqueles lábios que simulam situações, inventam desculpas, enganam porque, quem mente, engana ou pensa que engana, e assim vive o tempo todo. Lábios mentirosos acostumam-se com o que não é real e habituam-se tanto a enganar que nem mesmo percebe mais suas inverdades. Os lábios que agradam a Deus são os que proferem a verdade, que são justos, fiéis e pronunciam somente o que é bom.

Por outro lado, nada mais repugnante que a violência que sempre está por trás da destruição humana. A violência separa, divide, mata e causa sofrimento. Deus odeia as mãos violentas que praticam injustiças, mas Ele ama o pacificador, o que foge de confrontos violentos e que é justo em seus caminhos.

E os justos sofrem nas mãos dos que traçam planos perversos, que maquinam o mal. O coração que planeja a perversidade é abominável aos olhos do Senhor. Bom é ter um coração que busca sempre intentar o bem de todos em qualquer situação. Um coração ainda que injustiçado, mas correto e puro é o que agrada a Deus.

Somos tentados todos os dias a praticar o mal, a fazer o que é injusto, mas há pés que se apressam a correr para o mal, que não perdem a oportunidade de realizar maus intentos e facilmente cedem diante de uma proposta injusta e abominável. Sequer tentam resistir ao mal, posto que este lhe da prazer. Sua maldade é consciente e planejada.

Assim também é aqueles cuja especialidade é difamar, proferir mentiras com claras intenções de prejudicar os outros. Nada dói mais do que ter sua honra, seu caráter jogado na lama por falsas testemunhas que proferem mentiras. Deus odeia isso, assim como abomina o provocador de contendas e de discórdias. Há pessoas cuja especialidade é colocar uns contra os outros, criar confusão e discórdia e trazer tristeza e sofrimento.

São sete coisas que Deus detesta e as quais devemos estar bastante atentos posto que podemos cair no engano de cometê-las. Se amamos a Deus devemos evitar aquilo que lhe desagrada. Pense nisso.

 

Baixe o aplicativo Benção Diária em seu smartfone/tablet ou Iphone/Ipad:
http://app.vc/bencaos_diarias

 

Sobre bencaosdiarias

Meu nome é Rita de Cássia da Silva Stracci, casada com Carlos Stracci, colaborador do Blog. A criação do blog Bênçãos Diárias, assim como do aplicativo Bênção Diária (disponível para todos os sistemas operacionais (http://app.vc/bencaos_diarias), tem por objetivo o compartilhar devocionais pessoais que faço todos os dias. Em uma linguagem simples para que todos possam entender, busco dividir o aprendizado que tenho meditando na Palavra de Deus.
Esse post foi publicado em Devocional e marcado , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s