26 de fevereiro – A mudança não é impossível

espirito-santo

Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança. Gálatas 5:22

 

Já ouvi da boca de muitos cristãos “nasci assim, vou morrer assim” ou “esse é o meu temperamento, não há como mudar”.  Quando um cristão diz que age de determinada forma porque faz parte de seu “temperamento” e não tem jeito, está anulando a obra do Espírito Santo na sua vida ou limitando o poder de Deus.

Há muita gente usando dessa desculpa para simplesmente não abrir seu coração e sua vida para uma verdadeira transformação. A Bíblia cita inúmeros exemplos de homens com estilos e temperamentos diferentes, mas que foram transformados e usados por Deus em sua obra. Não quero com isso dizer que Deus reprova seu temperamento colérico, melancólico, sanguíneo ou fleumático. Pelo contrário, Deus nos acolhe como somos e valoriza as nossas diferenças individuais a ponto de nos usar em nossa singularidade. Contudo, aquilo que prejudica, é ruim ou passa dos limites em nosso jeito de ser, ele transforma por meio do fruto do Espírito Santo.

Se olharmos bem para o fruto do Espírito mencionado na carta aos Gálatas, perceberemos que tudo aquilo que falta para equilibrar qualquer temperamento está ali contido. O amor verdadeiro de Deus é o que todos precisamos. Se tivermos esse amor, ele será refletido em todas as nossas ações.  A alegria é o que o melancólico precisa. Há pessoas que tem tendência a ficar deprimido ou ser pessimista. Se for presenteado com o fruto do Espírito, sua fé e esperança serão renovadas e a alegria de que tanto precisa resplandecerá em sua vida.

Por outro lado, há pessoas que são naturalmente, impacientes, explosivas, “pavio curto”. O Espírito Santo lhes oferece a paz, longanimidade e a mansidão, transformando-lhe em uma pessoa mais paciente, mais tolerante.

Aos controladores e manipuladores por natureza, frios em suas ações, Deus lhe proporciona a bondade, a mansidão e temperança.

Na verdade, todos nós, independente dos nossos temperamentos, precisamos buscar o fruto do Espírito em sua integralidade porque ele nos dará controle sob nossas emoções. Um cristão jamais pode dizer que seu temperamento não pode ser transformado por Deus. Pode sim.  Deus nos molda e embeleza as nossas características, retirando ou dando controle sobre a parte ruim de cada temperamento. Se não colocarmos nossa vida por completo, nosso caráter e nossas emoções sob o controle de Deus, seremos cristãos vergonhosos que apenas dão mau testemunho.

Somos diferentes uns dos outros e Deus nos fez assim. O pecado, contudo, manchou a nossa vida e personalidade. Mas se verdadeiramente buscarmos esse fruto maravilhoso e transformador do Espírito Santo em nossas vidas, mostraremos ao mundo o que Deus é capaz de fazer com uma vida colocada inteiramente em suas mãos.

 

Baixe o aplicativo Benção Diária em seu smartfone/tablet ou Iphone/Ipad:
http://app.vc/bencaos_diarias

 

 

 

 

 

Sobre bencaosdiarias

Meu nome é Rita de Cássia da Silva Stracci A criação do blog Bênçãos Diárias, assim como do aplicativo Bênção Diária (disponível para todos os sistemas operacionais (http://app.vc/bencaos_diarias), tem por objetivo o compartilhar devocionais pessoais que faço todos os dias. Em uma linguagem simples para que todos possam entender, busco dividir o aprendizado que tenho meditando na Palavra de Deus.
Esse post foi publicado em Devocional e marcado , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s