16 de fevereiro – Qual o seu conceito de si mesmo? 

 

Por isso, pela graça que me foi dada digo a todos vocês: Ninguém tenha de si mesmo um conceito mais elevado do que deve ter; mas, ao contrário, tenha um conceito equilibrado, de acordo com a medida da fé que Deus lhe concedeu. Romanos 12:3

Considero que o equilíbrio é uma das coisas mais importantes dessa vida. Equilíbrio no que se refere a tudo. A falta de equilíbrio em qualquer área da vida sempre traz problemas. E uma dessas áreas é a autopercepção, ou o conceito que se tem de si mesmo.

É muito difícil encontrar alguém equilibrado quanto ao que pensa sobre si mesmo. O que mais encontramos são dois extremos. Ou se tem um conceito muito elevado ou muito baixo de si mesmo.

Os que tem um conceito mais elevado do que deveriam ter, demonstram um comportamento egoísta. Geralmente se colocam acima de todos. Não admitem críticas pessoais. Enxergam apenas suas qualidades, mas conseguem perceber facilmente os erros dos outros. Ferem pessoas e as humilham rotineiramente. Não se pode deixar de mencionar que esse conceito elevado é exageradamente elevado e não uma mera autovalorização.

Por outro lado, há os que tem um conceito muito ruim sobre si mesmo. Acreditam que para serem humildes devem se desvalorizar sobremaneira e destacar apenas seus aspectos ruins e jamais evidenciar suas virtudes. Sequer pensam em fazer algo por si mesmos, porque acreditam, que assim estariam sendo terrivelmente egoístas.

Bom, tanto uma atitude como a outra evidenciam um grande problema de autoestima. A arrogância de muitos e o querer ser superior e diminuir o outro é apenas uma forma de se elevar porque no fundo, sentem-se mesmo inferiores.

Inspiradamente, o apóstolo Paulo apontou para esse problema.
Fomos criados à imagem e semelhança de Deus e, ainda que esta imagem esteja embaçada pelo pecado, devemos acreditar que Deus nos criou como queria que fossemos, com nossas habilidades, talentos e até fraquezas. Ele nos amou profundamente e nos valorizou na medida certa por meio do sacrifício de Jesus na cruz. Na verdade, ele nos enxerga nas mãos dele, remodelados por Ele, se assim o quisermos.

O que precisamos é ter uma atitude sóbria e aprendermos a detectar esses problemas em nós. A autoavaliação é importante para isso. Como você tem se enxergado? Se estiver exagerando para um ou para outro lado, é sinal de desequilíbrio e está na hora de se ajustar. Peça a Deus hoje que lhe ajude a perceber o seu conceito pessoal e coloque-se nas mãos dele para os devidos ajustes. Ele quer que você viva com qualidade. Preste atenção nisso!

 

Baixe o aplicativo Benção Diária em seu smartfone/tablet ou Iphone/Ipad:
http://app.vc/bencaos_diarias

Sobre bencaosdiarias

Meu nome é Rita de Cássia da Silva Stracci A criação do blog Bênçãos Diárias, assim como do aplicativo Bênção Diária (disponível para todos os sistemas operacionais (http://app.vc/bencaos_diarias), tem por objetivo o compartilhar devocionais pessoais que faço todos os dias. Em uma linguagem simples para que todos possam entender, busco dividir o aprendizado que tenho meditando na Palavra de Deus.
Esse post foi publicado em Devocional e marcado , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s