12 de novembro – Cuidado com a Língua 


A morte e a vida estão no poder da língua; e aquele que a ama comerá do seu fruto.” (Provérbios 18:21)

Eis um grande problema nosso: o falar demasiadamente e sem sabedoria.

A Palavra de Deus descreve a língua como um fogo, como um órgão que contamina a pessoa por inteiro. Com ela podemos abençoar ou amaldiçoar (Tiago 3).

Com a língua consolamos e com a língua ferimos. E as feridas causadas pela língua são profundas.

Com esse pequeno órgão demonstramos amor ou revelamos ódio. Com aquilo que sai da nossa boca podemos instruir ou podemos enganar. Podemos louvar ou podemos murmurar. E a língua fala daquilo que está cheio o coração (Mateus 12.34).

Muitas vezes justificamos nossa fala como um ato de sinceridade: “sou verdadeiro, falo mesmo o que tenho que falar ‘doa a quem doer'”. Isso não é sincero e muito menos sábio. Falar demasiadamente aquilo que se acredita a respeito de alguém, dentro de um “pré-conceito” formado, nem sempre é uma virtude. Pode ser apenas uma grosseria, uma estupidez, um julgamento.

Por isso, é muito importante termos cuidado com aquilo que sai da nossa boca a respeito de nós mesmos, das circunstâncias e das pessoas. As palavras, de fato, tem um certo poder, eis que possuem a capacidade de destruir relacionamentos, causar tristeza, “uma faísca pode incendiar uma floresta”.

A verdade que liberta e edifica é a Palavra de Deus dita por lábios cheios de sabedoria.

E isso vale também para o que falamos sobre nós mesmos. Podemos nos valorizar ou depreciar, podemos nos motivar ou desanimar. As nossas palavras podem mudar um ambiente. Podem declarar guerra ou promover a paz.

Que tal examinarmos tudo aquilo que sai da nossa boca à luz da Palavra de Deus?

Que a nossa língua seja instrumento de amor, de paz, de edificação de vidas e relacionamentos e que acima de tudo, possa ser instrumento de louvor e adoração a Deus.

Baixe o aplicativo Bênção Diária: http://app.vc/bencaos_diarias

Sobre bencaosdiarias

Meu nome é Rita de Cássia da Silva Stracci A criação do blog Bênçãos Diárias, assim como do aplicativo Bênção Diária (disponível para todos os sistemas operacionais (http://app.vc/bencaos_diarias), tem por objetivo o compartilhar devocionais pessoais que faço todos os dias. Em uma linguagem simples para que todos possam entender, busco dividir o aprendizado que tenho meditando na Palavra de Deus.
Esse post foi publicado em Devocional e marcado , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s